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TIPOS DE CONTAGEM DO ESTOQUE

 

 

Existem três métodos principais para realizar a contagem de estoque: 

 

  • Inventário Geral: A contagem completa de todos os itens do estoque de uma só vez. Geralmente, exige a paralisação das operações da empresa e é realizada anualmente ou em longos intervalos de tempo.

 

  • Contagem Rotativa/Cíclica: Um processo contínuo de verificação de pequenas partes do estoque em intervalos regulares (diariamente, semanalmente, mensalmente), sem interromper totalmente as operações. É uma abordagem mais eficiente para identificar e corrigir erros rapidamente e manter a precisão constante.

 

  • Contagem Periódica: Semelhante ao inventário geral, mas realizada em períodos definidos (por exemplo, trimestralmente ou semestralmente).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUAIS OS TIPOS DE INVENTARIO ESTOQUE

 

 

1. Inventário Geral (ou Anual) 

 

  • Descrição: É a contagem física de todos os produtos e materiais presentes no estoque da empresa de uma só vez.
  • Periodicidade: Geralmente realizado uma vez por ano (frequentemente no final do exercício fiscal), mas pode ocorrer em outras ocasiões, como mudança de sistema de gestão.
  • Vantagem: Oferece um panorama completo e exato de todo o estoque.
  • Desvantagem: Interrompe as operações normais da empresa por um período, exigindo grande mobilização de recursos. 

 

2. Inventário Rotativo (ou Cíclico) 

 

  • Descrição: Consiste em contar apenas uma porção específica do estoque de forma regular e contínua (diária, semanal ou mensal).
  • Periodicidade: Contagens frequentes e planejadas de diferentes itens ou setores.
  • Vantagem: Não interrompe totalmente as operações, permite a identificação precoce de falhas e melhora a acurácia do estoque ao longo do tempo.
  • Tipos de Contagem Cíclica: Pode ser baseado na Curva ABC (contando itens de maior valor/giro com mais frequência), por grupo de produtos ou de forma aleatória. 

 

3. Inventário Periódico 

 

  • Descrição: Semelhante ao geral, mas realizado em intervalos de tempo pré-definidos e regulares, que podem ser mensais, trimestrais ou semestrais, em vez de apenas anuais.
  • Periodicidade: Intervalos regulares (ex: todo final de mês).
  • Vantagem: Mantém um controle mais regular do estoque do que o inventário anual, permitindo ajustes mais frequentes.
  • Desvantagem: Ainda pode demandar a paralisação das operações durante a contagem de todo o estoque naquele período específico. 

 

 

 

PROCESSO PARA REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO

 

 

 

1. CONTAGEM SIMPLIFICADA

 

Há duas formas de realizarmos o inventário de uma empresa, uma delas é a SIMPLIFICADA. Neste processo, podemos considerar o seguinte passo a passo:

 

 Separamos todos os setores da loja de forma que a contagem seja facilitada evitando erros na contagem, e numeramos as mesmas através de ficha de identificação numeradas sequencialmente:

 

 Em posse dos coletores de dados, bipamos produto por produto através da leitura do código de barra até que todo o setor seja inventariado;

 

 

 Caso haja algum produto sem código de barra, rasurado, ilégivel, separamos os mesmos em um setor a parte para que seja identificado e contato posteriormente:

 

 Após finalização da leitura de todos os produtos, destacamos parte (picote) da ficha de identificação contendo a numeração e passamos o coletor de dados para o responsável em importar os dados gerando na área de trabalho em uma pasta especifica, um arquivo .txt, sendo que o nome do arquivo será a numeração da ficha de identificação;

 

 Finalizando a importação, analisamos os dados coletados para verificar se há alguma inconsistência, ou seja, código incorreto, rompido, etc;

 

 Se neste arquivo for verificado algum código irregular, informamos para o inventariante para que localize o mesmo e providencie a substituição pelo código correto;

 

 Após termos inventariado todos os setores, verificamos na pasta salva na área de trabalho se porventura tem algum setor que não foi inventariado e realizamos uma varredura para verificar se todos os setores estão com as fichas de identificação sem parte do picote, o que caracteriza que todos os setores foram devidamente inventariados;

 

 Ao final, através de um aplicativo, geramos um único arquivo com todos os setores para facilitar na importação do sistema da empresa.

 

 Ao gerar o arquivo, se houver algum código inexistente, realizamos uma varredura através do aplicativo especifico para localizar em qual setor o produto foi coletado e devidamente identificado e devidamente corrigido.

 

 

 

2. CONTAGEM ANALÍTICA

 

Outra formas de realizarmos o inventário de uma empresa, é a ANALÍTICA. Neste processo, podemos considerar o seguinte passo a passo:

 

 Separamos todos os setores da loja de forma que a contagem seja facilitada evitando erros na contagem, e numeramos as mesmas através de ficha de identificação numeradas sequencialmente:

 

 Após a identificação dos setores, iniciamos a contagem manual e anotamos a quantidade na ficha de identificação no picote destinado a "CONTAGEM MANUAL" com o nome do responsável pela contagem;

 

  Ao final da contagem, destacamos todas os picotes e entregamos para o responsável pela importação dos dados;

 

Destacados todos os picotes, em posse do coletor de dados, iniciamos a primeira contagem, de preferência com o inventariante diferente do que realizou a contagem manual;

 

 

 Finalizando a segunda contagem eletrônica (Coletor de dados), destacamos o segundo picote "2ª. Contagem (Coletor) e enviamos para o responsável pela importação com o equipamento na função "Upload" para importação;

 

 Se a segunda contagem com o coletor de dados for = (Igual) a contagem manual, finalizamos o setor e partimos para o próximo;

 

 Se a segunda contagem com o coletor de dados for (Diferente) da contagem manual, desconsideremos a contagem realizada e iniciamos nova contagem manual e posteriormente a terceira contagem até que a contagem seja exata;

 

 Caso haja algum produto sem código de barra, rasurado, ilégivel, separamos os mesmos em um setor a parte para que seja identificado e contato posteriormente:

 

 Por fim, todos os setores devidamente contados e conferidos e marcados como "CONTAGEM FINALIZADA", preparamos para a importação dos dados;

 

 Finalizando a importação, analisamos os dados coletados para verificar se há alguma inconsistência, ou seja, código incorreto, rompido, etc;

 

 Se neste arquivo for verificado algum código irregular, informamos para o inventariante para que localize o mesmo e providencie a substituição pelo código correto;

 

 Após termos inventariado todos os setores, verificamos na pasta salva na área de trabalho se porventura tem algum setor que não foi inventariado e realizamos uma varredura para verificar se todos os setores estão com as fichas de identificação sem parte do picote, o que caracteriza que todos os setores foram devidamente inventariados;

 

 Ao final, através de um aplicativo, geramos um único arquivo com todos os setores para facilitar na importação do sistema da empresa.

 

 Ao gerar o arquivo, se houver algum código inexistente, realizamos uma varredura através do aplicativo especifico para localizar em qual setor o produto foi coletado e devidamente identificado e devidamente corrigido.